Ordered List

2 de junho de 2010

COMUNICADO - Falecimento do Cônego Arnaldo Álvaro Padovani

COMUNICADO
Comunicamos com pesar o falecimento do Cônego Arnaldo Álvaro Padovani, Vigário Geral da Arquidiocese de Ribeirão Preto, na cidade de Santo André, ontem, 01 de junho.

O velório está sendo realizado na paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rua das Paineiras, 152 – Bairro Jardim, Santo André, SP, (11) 4436-3530, cidade onde será realizado o sepultamento.

A missa exequial na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santo André, SP, às 15 horas, e em seguida o sepultamento no Cemitério Municipal de Santo André.

RIBEIRÃO PRETO

Na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, será celebrada às 16 horas, a Missa Exequial em memória do Cônego Arnaldo Álvaro Padovani.

Cúria Metropolitana

O CÔNEGO

Cônego Arnaldo Álvaro Padovani era Diretor Espiritual do ECC da Aquidiocese de Ribeirão Preto, tinha 91 anos. Nasceu na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, SP, em 11 de abril de 1919, filho de Paulino Padovani e Rita Maria Previdello Padovani.

Seu estado de saúde não lhe permitiu estar em sua terra natal, na festa da Padroeira, onde a cada ano realizava a súplica a Santa Rita. Não lhe foi possível manter uma tradição de longos anos, no final de maio: a celebração eucarística com os casais que tiveram o matrimônio abençoado pelo cônego.

Exímio escritor, publicou 12 obras de cunho pastoral e evangelizador. Manteve durante muitos anos uma coluna no folheto litúrgico O Domingo. Diariamente seu programa matinal ia ao ar em uma das emissoras de Ribeirão Preto. Poeta, sempre colaborava com a edição da nossa Novena de Natal. A última página deste subsídio era sempre reservada à sua poesia.

Todos os anos pregava, em Jardinópolis, na festa do Senhor Bom Jesus da Lapa. Ocupou o cargo de reitor e diretor espiritual do nosso primeiro seminário diocesano.

Depois de exercer o paroquiato em Santa Rita do Passa Quatro e na Catedral, onde fundou o Fraterno Auxílio Cristão, fez da igreja de São Benedito, no centro da cidade, o foco irradiador de seu múltiplo apostolado em favor das famílias e das pessoas idosas. Trabalhou incansavelmente nos cursilhos de cristandade em Ribeirão Preto e Uberaba. Atualmente, era assistente espiritual do ECC (Encontro de Casais com Cristo). Anos atrás foi assistente espiritual da Liga das Senhoras Católicas e do Centro do Professorado Católico. Por 26 anos foi professor de “cultura religiosa” em escolas da cidade. E, como animador vocacional, percorreu toda a arquidiocese. Enquanto teve forças, celebrava a eucaristia dominical na capela de Santo Antônio dos Pobres e na capela do Clube de Regatas de Ribeirão Preto, onde há uma placa comemorativa em sua honra.

No aniversário de sua ordenação presbiteral, gostava de reunir ao redor da mesa do Senhor os seus irmãos de presbitério. Muitos padres e bispos privaram de sua amizade. A eles envia mensagens em seus aniversários.

Memória viva desta Arquidiocese, acompanhou a nossa história centenária desde o tempo do nosso primeiro bispo dom José Alberto Gonçalves, ainda como seminarista.


Dom Joviano e Cônego Arnaldo

NOTA DE DOM JOVIANO - MEU BOM AMIGO

Recebi dele inúmeras provas de amizade e carinho filial. Jamais esquecerei as palavras de saudação que me dirigiu, quando fui transferido de São Carlos para Ribeirão Preto. Fazia questão que todas as minhas datas significativas fossem festivamente celebradas na reitoria de São Benedito." disse Dom Joviano em Nota postada no site da Arquidiocese.

O último telefonema que recebi dele, depois de três tentativas, pois estávamos no último dia de nossa atualização do clero, ele pedia permissão para prolongar a sua estada em Santo André por recomendação médica e me desejava boa viagem a Roma.

Hoje junto de Deus, cônego Arnaldo continua sorrindo e intercedendo pela nossa e sua querida Arquidiocese. Somos-lhe imensamente gratos pelo bem que fez entre nós. Na pessoa de sua querida irmã Teresinha, expressamos aos seus familiares os nossos sentimentos de pesar pelo seu passamento, mas também de esperança na ressurreição final. Arnaldo servo bom e fiel entra na casa do seu Senhor, onde lhe foi preparada uma morada especial.

Roma 2 de junho de 2010,
Véspera da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

+ Joviano de Lima Júnior, SSS
Arcebispo de Ribeirão Preto

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes