Ordered List

4 de março de 2012

ECC ARQUIDIOCESANO DE RP AVALIA ENCONTROS E PLANEJA 2012


ECC avalia encontros e planeja 2012 

O ECC (Encontro de Casais com Cristo) realizou em 2011 o 9º e o 10º Encontro de Casais com Cristo da 3ª Etapa.  Eles  foram realizados na paróquia  Nossa Senhora de Fátima, Sumaré, em Ribeirão Preto, SP. O 9º ECC foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2011, coordenado pelo casal Péricles e Goulart, desta mesma paróquia e participaram 43 casais. O 10º ECC aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2011,  contou com 46 casais participantes e foi coordenado pelo casal Ricardo  e Teresa Cristina, da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida.
 
Em 2012, o encontro acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, e terá   a coordenação  do  casal  Sebastião  e  Márcia, da paróquia São Benedito.

A 3ª Etapa do ECC é um compromisso com o homem e a justiça social que, associada às outras duas etapas, procura atingir as metas e os objetivos propostos para o Encontro de Casais com Cristo, definidos em sua conceituação, espírito e finalidades propostos pelo seu criador. É um forte momento de reflexão e aprofundamento sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus e sobre as injustiças a que o mundo atual submete essa criatura que, marginalizada, é impedida de se realizar como ser humano, filho de Deus e cristão, vivendo em clima de injustiça, opressão e dependência.

História - O padre Alfonso Pastore idealizou o ECC para ser realizado em três Etapas: a primeira é o Despertar, a segunda é o Aprofundamento e terceira é o Compromisso. É um serviço da Igreja em favor das famílias com início em abril de 1970,  na paróquia  Nossa Senhora  do Rosário, Vila Pompéia, em São Paulo, SP. Através da inquietude deste sacerdote, com  seus quase 30 anos de vida sacerdotal dedicados às pastorais da Família, da  Saúde  e  Carcerária,   surgiu  tão  grandioso serviço.

O ECC hoje é uma realidade  no   Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em aproximadamente 150 (Arqui) Dioceses.
 
Em Ribeirão Preto, o Conselho Arquidiocesano do ECC é composto pelo arcebispo Dom Joviano de Lima Júnior, pelo Diretor Espiritual padre Márcio Luiz de Souza e pelo casal arquidiocesano Zezão e Vânia Testa.  Cada  uma das três Etapas do ECC conta com  uma  Equipe de Casais Dirigentes e  Casais  Assessores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes