Ordered List

18 de janeiro de 2011

DIA DO PADROEIRO - 20/01 - FERIADO MUNICIPAL EM RP



PADROEIRO - Feriado municipal do Dia de São Sebastião

O dia de São Sebastião, 20 de janeiro, por força de lei municipal aprovada em 03 de março de 2009, voltou a partir de 2010 a ser feriado em Ribeirão Preto após mais de 43 anos. O dia dedicado ao padroeiro da cidade deixou de ser feriado a partir de 1967, quando se interrompeu uma tradição que vigorava desde os primeiros tempos do povoado, há mais de 150 anos.
São Sebastião sempre foi invocado pelos moradores como santo protetor contra intempéries, pestes, fome e guerras. Seu nome esteve ligado inclusive ao nome da cidade, que se chamava São Sebastião de Ribeirão Preto.
Durante o tempo em que não houve o feriado, a Catedral de Ribeirão Preto transferia a celebração para o domingo seguinte, se 20 de janeiro caísse em dia de semana. Já no tempo em que era feriado, no próprio dia eram realizadas Missas em Ação de Graças e uma grande procissão. 
Além disso, quase sempre se marcava um acontecimento importante para o dia 20 de janeiro. Assim foi em 1939, com a inauguração da fonte luminosa da Praça XV e, em 1955, com a inauguração do Museu do Café.
(Colaboração: Carlos Alberto Nonino)

FESTA  NA CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO SEBASTIÃO
 
20 de janeiro – Festa de São Sebastião 
Missas às 7h, 12h e 19h (com procissão)
Quermesse: Dia 21 e 22, a partir das 19h.
Dia 23, a partir das 12h, tradicional almoço com porco no rolete.
Local da Quermesse e Almoço: em frente à Catedral

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes