Ordered List

18 de janeiro de 2011

CONPPAC TOMBA CATEDRAL METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO

Palácio Episcopal também é contemplado pela medida que busca proteger construções e obras de descaracterização


A Catedral Metropolitana de São Sebastião e o Palácio Episcopal de Ribeirão Preto foram tombados provisoriamente pelo Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto). A medida busca proteger tanto os prédios como as obras, afrescos, mosaicos e telas que compõem a edificação de qualquer intervenção que venha a descaracterizá-los.

Os prédios, que ficam no Centro, já estavam tombados parcialmente pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado.
Depois de tombado, o conselho impede qualquer reforma ou pintura sem autorização. "A medida protege as duas construções de qualquer intervenção, como uma simples pintura que possa alterar o conjunto", afirma o arquiteto urbanista Cláudio Bauso, integrante do Conppac, que cuida do patrimônio histórico da cidade.

A resolução foi publicada nesta segunda-feira, no "Diário Oficial" do município.

Iniciativa

O padre Francisco Moussa afirma que o tombamento é importante para preservar e evitar qualquer intervenção no patrimônio cultural e religioso. Foi ele quem deu início ao processo de tombamento há dois anos e até contratou um instituto para elaborar o projeto. "São dois símbolos importantes da cidade. Por isso, precisam ser preservados", diz o padre Chico.
Ele soube pela reportagem sobre o tombamento pelo Conppac.

Fonte: Jornal Acidade

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes