Ordered List

2 de dezembro de 2011

A FAMÍLIA É O CAMINHO DA IGREJA


"A família é o caminho da Igreja" – foi o que disse o Papa, nesta sexta-feira, aos participantes da 20ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, por ocasião do 30° aniversário desse organismo vaticano e da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Beato João Paulo II.




"A nova evangelização depende em grande parte da Igreja doméstica. A família é o caminho da Igreja porque é um espaço humano de encontro com Cristo. Os casais não só recebem o amor de Cristo, mas são também chamados a transmitir aos irmãos esse amor, tornando-se comunidade salvadora" – frisou o Papa.




Os casais cristãos são chamados a evangelizar com o testemunho de vida e com a participação nas atividades pastorais. "A família é riqueza para o casal, bem insubstituível para os filhos, fundamento indispensável da sociedade, comunidade vital para o caminho da Igreja" – disse Bento XVI.




"A família fundamentada no Sacramento do Matrimônio é atuação particular da Igreja, comunidade salvífica e salvadora, evangelizada e evangelizadora. Como a Igreja, a família é chamada a acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo" - acrescentou o Papa.




"O acolhimento e a transmissão do amor divino se praticam na dedicação recíproca dos cônjuges, na procriação generosa e responsável, no cuidado e na educação dos filhos, no trabalho e nas relações sociais, na atenção às necessidades, na participação nas atividades eclesiais e no compromisso civil" – sublinhou o pontífice.




Segundo Bento XVI, "a família cristã, na medida em que, através de um caminho de conversão permanente sustentado pela graça de Deus, consegue viver o amor como comunhão e serviço, como dom recíproco e abertura aos outros, reflete no mundo o esplendor de Cristo e a beleza da Trindade Divina".




O Papa concluiu seu discurso recordando o 7° Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Milão, Itália, de 30 de maio a 3 de junho de 2012, e manifestou sua alegria de participar desse encontro que reunirá várias famílias do mundo inteiro.


Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes