Ordered List

18 de dezembro de 2009

O ADEUS A DOM ARNALDO RIBEIRO

Centenas de fieis, autoridades, representantes da Igreja e parentes acompanharam o enterro do arcebispo emérito de Ribeirão Preto, D. Arnaldo Ribeiro, na manhã desta sexta-feira (18)..


Após o velório que ocorreu desde quarta-feira (16), na Catedral Metropolitana São Sebastião, de Ribeirão Preto, o caixão com o corpo foi levado para fora da igreja e colocado na rua Florência de Abreu, onde foi celebrada uma missa pelo arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer.


Após a cermimônia, o corpo do arcebispo foi levado novamente para a Catedral e sepultado em frente à capela do Santíssimo. Tinha 79 anos e morreu na última terça-feira (15), em Belo Horizonte. (Fonte: etptv.com)




Trajetória de Dom Arnaldo

Natural de Belo Horizonte, dom Arnaldo Ribeiro ingressou, aos 11 anos, no Seminário Provincial Eucarístico de Jesus, na capital. Com seus estudos parcialmente concluídos, em 1948 cursou filosofia e teologia no Colégio Pio Brasileiro de Roma, na Itália, onde ficou vários anos e foi ordenado padre na Basílica de São João do Latrão, em março de 1954. De volta ao Brasil, foi capelão do Hospital Vera Cruz e, posteriormente, reitor no mesmo seminário que havia freqüentado em Belo Horizonte. 

Ordenado bispo-auxiliar de Belo Horizonte na matriz de Nossa Senhora das Dores em dezembro de 1975, coordenou as atividades da comissão de organização da vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980. Em março de 1989, em missa solene no Ginásio da Cava do Bosque para 10 mil pessoas, dom Arnaldo assumiu a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde, imprimu dinâmica pessoal, fiel ao lema "Preparar os caminhos para o Senhor". Durante seu arcebispado, ordenou mais de 100 padres e trabalhou para incentivar as vocações sacerdotais. 

Em junho de 2006, ele renunciou à arquidiocese de Ribeirão Preto e foi sucedido por Dom Joviano de Lima Júnior tornando-se arcebispo rmérito da mesma Arquidiocese. Em janeiro de 2007, na solenidade na Catedral de São Sebastião ele recebeu homenagem especial.

Biografia completa de Dom Arnaldo Ribeiro no site da Arquidiocese de Ribeirão Preto (www.arquidioceserp.org.br)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes