Ordered List

16 de março de 2009

ECC ARQUIDIOCESANO ENCERRA ENCONTRO COM A IMAGEM PEREGRINA DE N.S. DE NAZARÉ.

O ECC (Encontro de Casais com Cristo) Arquidiocesano de Ribeirão Preto realizou, dias 13, 14 e 15 de março, o 5º encontro de 3ª etapa. Estiveram vivenciando este Encontro 55 casais, das diversas paróquias da Arquidiocese. O encontro contou também com a presença de dois casais da diocese de Franca, que colaboraram nos trabalhos de reimplantação da 3ª etapa do ECC em Ribeirão Preto, um sonho acalentado por todos. A 3ِª etapa do ECC em Ribeirão Preto estava paralisada há 20 anos e agora volta novamente a se tornar realidade.

O encontro foi iniciado às 19h da sexta-feira e o encerramento ocorreu às 18h do domingo.

Durante os dias de encontro, diversas palestras foram proferidas por sacerdotes e também casais que já trabalham com o aspecto social no ECC.

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – VER, JULGAR E AGIR.
Conforme os documentos do ECC, na terceira etapa os casais tratam das questões sociais, é o "Compromisso" transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.
A 3ِª etapa não se limita aos três dias do encontro, pelo contrário, deve ser vivida, concretizando-se no estudo, na formação e, conseqüentemente, na conversão à Doutrina Social. Deve ser a etapa de intensa formação e profunda conversão à Doutrina Social da Igreja, com vistas a um agir consciente, orientado, embasado, planejado de acordo com princípios de reflexão (ver), critérios de julgamento (julgar), diretrizes de ação (agir).

O bispo emérito de Guaxupé, Dom Jose Geraldo Oliveira Valle, um dos palestrantes do encontro, enfatizou que cada vez mais estamos conscientes dos desafios que a sociedade nos apresenta, mas “é preciso que os leigos ocupem seus espaços na igreja e na sociedade. Que seja um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. O discípulo que não é missionário não é um discípulo de Jesus. Não basta ler e estudar as Doutrinas da Igreja, é preciso praticá-las”. Disse Dom Jose Geraldo

O Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Junior, também proferiu palestra no encontro. Para ele os casais que vivenciaram esta 3ª etapa do ECC têm agora um novo subsídio para as suas missões juntas às paróquias e na sociedade.

O encerramento do encontro deu-se de forma contagiante com a Celebração da Missa presidida pelo Arcebispo Dom Joviano. Na homilia o arcebispo falou da importância deste encontro para todos os casais do ECC, onde tiveram uma “experiência pascoal”. “Nesta Eucaristia queremos louvar e agradecer a Deus pela presença do ECC em nossa Arquidiocese. Ajudando tantos lares, tantas famílias a recuperar a força da graça e o amor mútuo do matrimônio”.
Usando das palavras de Jesus Cristo aos discípulos, Dom Joviano disse “Ide e anunciai o evangelho. Não somente com palavras, mas, sobretudo com alegria de professar a fé. Anunciai o evangelho nos serviços que vocês podem prestar em suas paróquias e na sociedade”.
IMAGEM PEREGRINA DE N. S. DE NAZARÉ.
A celebração contou com a presença da imagem peregrina de N. S. de Nazaré que está percorrendo todas as dioceses do Brasil onde o serviço do ECC está implantado, com o objetivo de prepararem espiritual para o XIX Congresso Nacional do ECC que realizar-se-á nos dias 10 a 12 de julho de 2009, em Belém/PA. Cada Regional recebeu uma imagem peregrina de N. S. de Nazaré que percorrerá todas as dioceses, retornando a Belém por ocasião do Congresso.

A Equipe de Dirigentes da 3ª Etapa, que trabalhou com extrema competência e brilhantismo, é formada pelos casais: Ari e Rosa, Ricardo e Tereza, Nelson e Helena, Zanatto e Julia e pelo Diretor Espiritual Padre Marcio Luiz de Souza.
O Conselho Arquidiocesano do ECC é formado por: Dom Joviano de Lima Junior(Arcebispo Metropolitano), Cônego Arnaldo Alvaro Padovani(Diretor Espiritual) e Paulo e Cida(Casal Arquidiocesano).
Todo o ECC da Arquidiocese de Ribeirão Preto está de parabéns com essa vitória alcançada.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes