Ordered List

19 de julho de 2009

Encontro nacional de casais com Cristo reúne 400 pessoas em Belém

Mais de 200 casais de todo o País participaram do 19º Congresso Nacional do Encontros de Casais com Cristo (ECC), realizado de 10 a12 de julho passado, em Belém. Com a proposta de refletir sobre a relação homem e mulher na sociedade contemporânea, a partir do tema 'Família, formadora para a Justiça e a Paz', o evento mostrou a preocupação da Igreja Católica sobre os problemas familiares enfrentados no Brasil. Na pauta do encontro, violência doméstica, educação dos filhos e divórcio.

Para o assistente nacional eclesiástico do ECC, dom Antônio Lino, o principal objetivo do congresso é a evangelização das famílias, além de transformá-las em missionárias. 'Minha motivação interior é o ser Igreja, é levar os casais ao conhecimento de Jesus Cristo para poderem conhecê-lo, amá-lo e segui-lo', diz. 'O ECC prepara os casais, mas depois não os prende dentro da Igreja, apenas mostra-lhes o seu legado nas paróquias e nas comunidades', completa dom Lino, que faz a palestra de encerramento do evento. Juntamente com o assistente eclesiástico, outros nove bispos do Brasil participam do encontro, inclusive, o ex-arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, que, hoje, governa a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O padre Valdimir Sérgio da Silva, pároco de Santa Clara, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG) o ECC é um dos serviços mais importantes da Igreja no Brasil. 'Tenho 15 anos de sacerdócio e há 14 acompanho os casais. A cada ano, o ECC se renova, por isso, a necessidade de se fazer um congresso. O ECC surgiu para sentirmos o Messias em nossas famílias, para a esposa viver o espelho de Maria e o esposo o espelho de São José', diz.

A solidariedade também é uma das marcas desse congresso. Cerca de 150 casais de Belém hospedam os visitantes em suas próprias casas nos três dias de evento. Antes do início do evento as famílias de outras dioceses brasileiras conheceram a devoção dos paraense à Nossa Senhora de Nazaré. 'Procuramos um jeito que fosse próprio da nossa cultura e religiosidade. Então, pensamos, além da acolhida, na força da devoção mariana, que é uma característica da cidade. Por isso, enviamos 16 imagens da padroeira, que foram levadas em peregrinação a todas as dioceses que participam do Congresso', diz o casal Fátima e Celso Botelho, que coordena o encontro na capital.

Para os mineiros Alcyr e Rosana Soares de Sá, da arquidiocese de Belo Horizonte, o Congresso é a intensificação da unidade do ECC através do amor e do respeito. 'Fizemos o ECC em 1997 e desde então nossa vida mudou. Viemos aprender cada vez mais com as palestras, com o conteúdo, o diálogo e o respeito', afirma o casal. Esta é a segunda vez que Belém recebe o congresso do ECC. A primeira foi em 1987, sendo, à época, o oitavo evento promovido pelos casais de Cristo do País.

Fonte: O liberal - Belem/PA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes