No último dia 29 de junho a comunidade da Paróquia Cristo Ressuscitado celebrou o décimo ano de sua criação. A missa em Ação de Graças, celebrada pelo Pároco Pe Samuel Matias, aconteceu no Salão-Capela da Igreja Matriz, às 19h30, com a presença de inúmeros fiéis das duas comunidades, Matriz e Bom Pastor.
As comemorações dos 10 anos tiveram o início no dia 26/07, com o tríduo em preparação para este grande momento na vida dos paroquianos. Foram três dias de orações e reflexões manifestando as experiências vividas ao longo de toda caminhada, desde a sua criação até os dias de hoje.
O Pároco Pe Samuel Matias manifestou com gratidão a todos aqueles que assumiram sua missão de cristãos ao longo desses anos; os que lançaram as primeiras sementes, os que cultivaram essas sementes para que pudessem germinar e dar frutos, como também os que chegam hoje nas comunidades. E que todos possam saborear os sinais de comunhão, o esforço e dedicação de muitos, que precedem ao logo dessa caminhada.
Após a Santa Missa os fiéis cantaram parabéns e em seguida todos compartilharam com o tradicional bolo de aniversário
(clique nas fotos para ampliar)
A Preparação de criação da Paróquia
A Paróquia São Francisco de Assis na pessoa de seu Pároco, Pe. Luiz Henrique Bugnolo atendendo ao pedido do arcebispo, Dom Arnaldo Ribeiro, prepara as comunidades Cristo Ressuscitado, Bom Pastor e N. Sra. dos Anjos para a criação da nova paróquia.
A Criação da Paróquia
Dom Arnaldo cria a paróquia pelo decreto nº 02/2002, expedido pela cúria metropolitana aos 29 de junho de 2002, na Solenidade de São Pedro e São Paulo e instala a Paróquia no dia 30 de junho de 2002 durante a missa por ele presidida.
A princípio a Paróquia recém-criada era formada pelas comunidades Cristo Ressuscitado (Matriz), Bom Pastor e Nossa Senhora dos Anjos, sendo elas desmembradas da Paróquia São Francisco de Assis.
Para conduzir como pastor da comunidade paroquial, Dom Arnaldo nomeou pároco o Padre Marcos Candido que deu início aos trabalhos da nova paróquia, procurando estruturar essa nova realidade paroquial, reunindo as comunidades e conscientizando para a nova missão.
Anjos passou a fazer parte dessa nova paróquia.
Pe Marcos
Após alguns anos, com um novo desmembramento, em 2004 foi criada a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos e Dom Bosco, hoje São João Bosco, e a comunidade Nossa Senhora dosAnjos passou a fazer parte dessa nova paróquia.
A partir desta data a Paróquia Cristo Ressuscitado passou a ser a comunidade da Matriz Cristo Ressuscitado e a Comunidade Bom Pastor, que ao longo desses anos vem buscando se estruturar enquanto paróquia, buscando cumprir sua missão pastoral na evangelização.
Projetos desenvolvidos
Ao longo desses anos muitos foram os projetos desenvolvidos por esta paróquia: a conclusão das obras da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, que no dia 31 de maio de 2004 foi desmembrada da Paróquia, passando a pertencer à nova Paróquia Nossa Senhora dos Anjos e Dom Bosco e hoje, Paróquia São João Bosco; o Salão Paroquial e Centro Catequético Dom Arnaldo Ribeiro, inaugurado no dia 03 de abril de 2005, a Igreja Bom Pastor e o Centro Catequético Papa Bento XVI, inaugurada em 08 de dezembro de 2009 por Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto.
Nas fotos acima, a Igreja Bom Pastor : em
fase de construção e a obra concluída.
fase de construção e a obra concluída.
Após uma caminhada de oito anos e seis meses à frente da paróquia, Pe. Marcos se despede da comunidade paroquial para viver uma nova experiência de aprofundamentos em seus estudos. A ele manifestamos nossa gratidão. Veja carta enviada pelo Pe Marcos
Pe Marcos Candido – Pároco de 2002 a 2009, deixa o cargo em 03/01/10.
Aos 03 de janeiro de 2010, na Solenidade da Epifania do Senhor, toma posse como segundo
Pároco, o Pe. Samuel Matias, que desde então vem exercendo seu pastoreiro dando continuidade a caminhada da Paróquia iniciada em 29 de junho de 2002.