Ordered List

15 de janeiro de 2009

Homem e mulher, ajuda adequada um ao outro


"O Senhor disse: 'Não é bom para o homem ficar sozinho. Quero fazer para ele uma ajuda que lhe seja adequada'" (Gênesis 2,18).No livro do Gênesis, vemos que Deus dá uma ordem, pronuncia uma palavra e tudo é criado. Após cada coisa criada, o Senhor afirma que o que havia feito era bom. Vemos, então, que o relacionamento entre homem e mulher não foi feito para a desgraça, e sim, para a bênção, pois imediatamente após tê-los criado Deus os abençoou e disse-lhes "Sede fecundos e prolíficos, enchei a terra e dominai-a. Submetei os peixes do mar, os pássaros do céu e todo animal que rasteja sobre a terra!" (Gn 1:28).A palavra "homem" aqui não se refere apenas ao másculo, e sim, ao homem como criatura humana. Portanto, não é bom para o homem nem para a mulher ficarem sós. Deus não quis a solidão. A "ajuda adequada" para a purificação do homem é a mulher, e vice-versa, ou seja, para a purificação da mulher a ajuda vem do homem.A primeira mulher pecou: foi Eva. Porém, a mulher que Deus quer para você homem é uma “Maria”. É preciso, então, empenhar-se em procurá-la: não se agarre à primeira que aparecer! Existem muitas que querem viver a pureza e a santidade no casamento. São as mulheres à maneira que Deus as criou. São como as santas mulheres da Bíblia: Sara, Ester, Judite... e como as mulheres santas que temos na Igreja: Teresa, Clara de Assis, Teresinha, Maria Gorete, Rita de Cássia... Quando você encontrá-la, seja sério! Respeite-a profundamente e jamais queira testá-la segundo os moldes do mundo. Isso seria uma irresponsabilidade! Ela também está neste processo de purificação, buscando a santidade. Este "querer experimentar" é porta aberta para a tentação, e aí você nunca vai encontrar nenhuma “Maria”. O mesmo vale para as mulheres com relação aos homens. Somos como os peixes na piracema: nesta subida, damos saltos para chegar lá. Às vezes erramos e nos machucamos, mas tentamos de novo até conseguir. Vamos “sangrar” na subida, mas não somos destinados a “morrer na praia” da baixaria deste mundo. No entanto, os que não lutam e se deixam levar pela correnteza, morrem... e geram morte.Não ceda! Precisamos povoar céus novos e terras novas com homens e mulheres novos e santos. Se você destruiu sua vida, Deus pode refazê-la. Basta você permitir. Será um processo que não acontecerá num estalar de dedos. Você precisará ser violento consigo mesmo: vencer a própria concupiscência e colocar rédeas em si mesmo. Muitas vezes será preciso ser como Francisco de Assis que rolou na neve e se jogou nos espinhos das roseiras para não pecar contra a castidade.

Monsenhor Jonas Abib

VI ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMILIAS


Teve início na última terça-feira(13/01) um dos eventos católicos de maior porte em todo o mundo. Trata-se do Encontro Mundial das Famílias, o EMF, um grande fórum de discussões, reuniões e diversos outros eventos paralelos realizado a cada três anos e que, durante cerca de uma semana, reúne milhares de pessoas do mundo todo em uma cidade diferente do globo. Nesta edição, a anfitriã é a Cidade do México.
Segundo os organizadores do encontro - cada EMF é organizado pelo Conselho Pontifício para a família, do Vaticano, com a colaboração da diocese escolhida como sede - o tema desta edição é "A família formadora dos valores humanos e cristãos".

Nossas orações para que este Encontro traga bons frutos para todas as famílias.

13 de janeiro de 2009

ECC ARQUIDIOCESANO APRESENTA CALENDÁRIO PARA 2009

Planejamento do ECC para 2009
O ECC - Encontro de Casais com Cristo apresenta o seu calendário para 2009.

15 de fevereiro – Dia de Formação de Dirigentes e Coordenador Geral

13, 14 e 15 de março - 5º ECC - 3ª Etapa

17 de maio – Dia de Formação de Coordenadores de Círculos

16 de Agosto – Dia de Formação de Palestrantes

18, 19 e 20 de setembro – 6º ECC - 3ª Etapa

Informações: Casal Arquidiocesano do ECC - Paulo Sérgio e Cida
email: pscbelchior@gmail.com

12 de janeiro de 2009

PAPA PEDE ORAÇÕES PELAS FAMÍLIAS

O Papa pede para rezar pelas famílias, em especial durante este mês de janeiro, em que se celebra o VI Encontro Mundial das Famílias em Cidade do México.

É o que propõe as intenções do Apostolado da Oração, iniciativa seguida por 50 milhões de pessoas dos cinco continentes, para o mês de janeiro. Também pede orações para a unidade entre os cristãos.

Todos os meses, também se ora por uma intenção missionária. A do mês de janeiro é: "Para que, conscientes da necessidade de uma nova evangelização, nesta época de profundas transformações, as diversas confissões cristãs se empenhem em anunciar a Boa Nova, e em caminhar para a completa unidade de todos os cristãos, oferecendo assim, com maior credibilidade, um testemunho do Evangelho".
Fonte: http://www.h2onews.org

8 de janeiro de 2009

Capelinha da Sagrada Família

Bom dia,
Hoje cada um que recebe em seu e-mail esse blog, assim como quem nos visita, vai receber junto uma bênção: uma Capelinha da Sagrada Família.
Em muitas paróquias, inclusive na minha, existem capelinhas assim, que andam, ficando um dia ou dois em cada casa, e depois indo para a casa do vizinho. Peço aos que receberem essa abençoada imagem, que a encaminhem a seus amigos e familiares, e que eles também a encaminhem, para que todos possam recebê-la.
Aos queridos amigos donos de blogs que nos visitam, convido também a partilhar essa capelinha a seu blog, para que outros também a levem.

Abaixo, segue uma oração, façamos juntos:


Oração da Sagrada Família
Senhor Jesus Cristo.Vós restauraste a família humana , restabelecendoa primitiva unidade,
vivendo com Maria, Vossa Mãe, e São José, o pai adotivo, durante 30 anos em Nazaré.
Afastai das famílias do mundo os males que as ameaçam.
Ajudai-nos a promover em nossas famílias,
em todos os lares de nossa pátria,
os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel,
amor generoso,
fidelidade permanente e perseverança constante na Vossa graça.Assim seja.
Avé-Maria, Pai Nosso e Glória


Essa abençoada idéia veio da Manuela, do blog Cantinho das Orações. Proposta aceita!!!
Abraços e que a Sagrada Família abençõe nossas famílias!

2 de janeiro de 2009

ANO NOVO, VIDA NOVA


Iniciamos o novo ano invocando as bênçãos divinas e proclamando que Jesus é a grande bênção do Pai para todo o mundo e para todas as pessoas.

Assim, neste NOVO ANO que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.

À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal, Amigos(as) que já fazem parte da nossa vida, desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas.
Muita Paz em seu contínuo despertar!"UM FELIZ 2009"

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes