Ordered List

30 de novembro de 2008

CONFRATERNIZAÇÃO: CÍRCULO NOVA ALIANÇA COMEMORA CINCO ANOS DE ECC

Os casais: Toninho e Helena, Joaquim e Néia, Lara e Zeze,Julio e Claudia, Jamir e Sonia, Evaldo e Alice, Adolfo e Ana, Marcos e Mirian e Luciano e Lalá.
Em clima de festa e espiritualidade, o círculo Nova Aliança, comemorou, no último dia 28/11/08, cinco anos de ECC. A “festiva” , como é chamado pelos encontristas, foi realizada na residência do casal Luciano e Lalá, um dos pioneiros da Pastoral Familiar.

Este foi o primeiro círculo do ECC da Paróquia Cristo Ressuscitado. Os casais integrantes do círculo foram os responsáveis pela implantação do ECC na Paróquia. Deste círculo surgiram os primeiros coordenadores de círculos e Dirigentes do ECC Paroquial.
Louvamos a Deus por fazer parte desta grande família que é o ECC. E que Deus continue iluminando estes casais e fortalecendo a sua caminhada na fé, perseverança e amizade.

29 de novembro de 2008

SOLIDARIEDADE - SANTA CATARINA

Famílias em filas, aguardando as doações

As constantes chuvas que pairam sobre Santa Catarina, tem nos deixados muito tristes e preocupados. Muitas famílias perderam seus pertences e estão desabrigadas. E mais uma vez podemos ver a solidariedade de toda a sociedade brasileira, que vem unindo forças e organizando doações por toda a parte, para socorrer as vítimas daquele Estado. E em Ribeirão Preto tambem não é diferente, toda a sociedade está empenhada em ajudar. Condomínios, Associações, Empresas e Igrejas estão arrecadandos doações para serem enviadas para as vítimas desabrigadas de Santa Catarina. A Arquidiocese de Ribeirão está organizando doações de Alimentos e Água. As coletas poderão ser feitas nas Paróquias e na Catedral Metropolitana. Maiores informações no BLOG da Paróquia Cristo Ressuscitado-cristoressuscitadorp.blogspot.com ou no site da Arquidiocese-arquidioceserp.org.br

20 de novembro de 2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia Nacional da Consciência Negra nos remete, por um lado, a um passado que nos envergonha, pois traz à memória toda a atrocidade que significou a escravidão em nosso país e o fim trágico de muitos que a ela se opunham, como o líder Zumbi. Por outro lado, 20 de Novembro é a prova concreta de que a vitória se faz com perseverança e tenacidade. Urge, contudo, intensificar o trabalho de erradicação da discriminação e do preconceito ainda presentes, aberta ou veladamente, nas estruturas de nossa sociedade e no coração das pessoas.

Sejam as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra oportunidade das autoridades competentes reafirmarem seu compromisso na implementação de políticas afirmativas que tornem realidade a plena participação cidadã da população negra em nossa sociedade, inclusive com a regularização das terras Quilombolas.

Celebrado também na fé, esse dia se torne momento rico de nossa Igreja louvar e bendizer a Deus pela religiosidade que marca nossos irmãos e irmãs afro-brasileiros. O Deus de todas as etnias abençoe nossos irmãos afro-brasileiros!
Texto extraído da nota da CNBB, publicado em 20/11/08.

17 de novembro de 2008

É preciso aprender a ser feliz


O amor não nasce por geração espontânea e não morre de causas naturais

Criado à imagem e semelhança de Deus, que é amor, o ser humano nasceu para amar. Essa é sua vocação fundamental. Essa é a grande finalidade da existência humana. A partir dessa certeza absoluta, nasce uma premente necessidade: aprender a amar e a cuidar do amor. O amor não nasce por geração espontânea e não morre de causas naturais. A morte do amor é sempre conseqüência de um assassinato cometido pela negligência. O amor morre por eutanásia passiva, de tédio, porque não foi alimentado. Amor que não se alimenta não se renova.
O amor se aprende e, além disso, necessita de esforços, renúncias e sacrifícios. Para isso, é fundamental: começar sempre de novo, não ficar lembrando ofensas, ter respeito mútuo (fala, ação, gestos), dinamizar a vida conjugal, não discutir por bobagens, ter vida sexual saudável, educar a vontade: objetivo, determinação, persistência, ter senso de humor, superar os momentos difíceis, saber escutar, aprender a dialogar – adquirir a graça da comunicação, ter jogo de cintura, cortesia, tato, procurar agradar o outro, não viver num mundo de sonhos e de ideais angelicais, expulsar o pessimismo da vida e das palavras (críticas e acusações, opiniões pejorativas , danificar a imagem do outro, generalizações negativas, centralizar detalhes negativos e aumentá-los, antecipar- se no negativo...).
É preciso aprender a ser feliz. Amar é algo que ninguém nasce sabendo. Ninguém ama por geração espontânea. O amor verdadeiro exige aprendizado, treinamento, começo e recomeço. O lar cristão precisa ser uma escola onde se aprende a amar verdadeiramente. Esse aprendizado é impossível sem a vivência e a prática de uma espiritualidade conjugal encarnada. Espiritualidade conjugal é para ser vivida na carne, situada no tempo e no espaço. Podemos falar em espiritualidade conjugal exatamente porque foi o próprio Deus que, ao longo das páginas da Sagrada Escritura, se apropriou dessa imagem para expressar e manifestar seu infinito amor pela humanidade. O amor conjugal precisa ser anúncio explícito do amor apaixonado de Deus pela humanidade.
Não existe nenhum amor mais intenso e profundo do que o amor conjugal. O envolvimento amoroso de um casal é o mais pleno que existe, pois implica corpo, alma, coração, sentimentos, emoções, sangue e sonhos. Tudo isso porque Deus o fez instrumento de revelação do seu amor por nós.
A espiritualidade conjugal, e, como conseqüência, a espiritualidade familiar, tem a grande missão de ajudar o ser humano moderno a encontrar os caminhos para essa ajuda do Alto. A espiritualidade conjugal precisa ajudar no processo de compreensão e superação dos desafios modernos que se tornaram ameaças à fidelidade e à convivência. É preciso combater a cultura do provisório, compreender as diferenças entre homem e mulher, ajudar a criar estruturas de apoio à família, achar caminhos para vencer a idéia de que tudo é fácil, sem esforço, e que a vida pode ser vivida na superficialidade.
O cuidado pelo próprio amor deveria ser a mais importante missão de um casal cristão.



(Artigo extraído do livro “Seja feliz todos os dias” do saudoso Pe. Léo)
Pe. Léo

13 de novembro de 2008

ECC CRISTO RESSUSCITADO - ENCERRA O ANO COM PÓS-ENCONTRO.

Clique nas fotos para ampliá-las
O ECC da Paróquia Cristo Ressuscitado realizou no dia 12/11/08, o último Pós-Encontro deste ano. Este foi o primeiro Pós Encontro dos Casais que vivenciaram o V Encontro de Casais com Cristo, realizado em Setembro passado.
Fernando e Maria, casal Ligação Setorial do Setor 2, proferiu a palestra explicando aos novos casais as Diretrizes, Normas e fundamentação do ECC.
O ECC teve início em 1970, em São Paulo, idealizado pelo Saudoso Padre Afonso Pastore. Atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui) Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB). Segundo estatística do Conselho Nacional do ECC, até 2007 já foram realizados 78.089 encontros, com participação de 2.573.675 casais. Na arquidiocese de Ribeirão Preto são 31 Núcleo Paroquiais que realizam Encontro de Casais com Cristo anualmente. Na Paróquia Cristo Ressuscitado o ECC teve início em 2004 e já foram realizados 5 encontros.
OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese. Maiores informações poderão ser encontradas no site do Conselho Nacional do ECC. http://www.ecc.conselhonacional.com.br/
Casais Pós-Encontro - Jose Antonio e Lena / Paulo e Nádia - clique nas fotos para ampliá-las
DA DESPEDIDA
Este último Pós-Encontro do ano, da Paróquia Cristo Ressuscitado, marcou também a despedida do Casal Jose Antonio e Lena, Dirigentes responsáveis pela pasta do Pós-Encontro da Paróquia, na gestão 2007 a 2008. A pasta do Pós-Encontro ficará, nos próximos dois anos, a cargo do Casal Dirigente Paulo e Nádia. Nossos parabéns ao casal Jose Antonio e Lena que conduziu maravilhosamente o Pós-Encontro nestes últimos dois anos e nossas orações para que o novo casal Paulo e Nádia seja abençoado pelo Cristo Ressuscitado nesta nova tarefa do ECC.

ECC Arquidiocesano de Ribeirão Preto realiza, no próximo ano, a terceira Etapa do Encontro de Casais com Cristo.

No Próximo ano, o ECC Arquidiocesano de Ribeirão Preto, realizará o 5º Encontro da 3ª Etapa para casais que estão engajados na espiritualidade do ECC. Segundo informações da Arquidiocese, a 3ª Etapa do ECC em Ribeirão Preto não era realizada ha 20 anos. E, em 2009, por determinação do Bispo Dom Joviano de Lima Jr, o Encontro da 3ª Etapa volta a ser realizado. De acordo com a estrutura do movimento, a “terceira etapa” vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser pessoa e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o ser e não para o ter." A Diocese divulgou que o “Encontro” será realizado nos dias 13 , 14 e 15 de março de 2009, no Colégio Ideal, localizado na Ribeirânia. Serão convidados 2 casais de cada uma das 31 Paróquias que tem ECC na Diocese.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes